Robson Cabugi

LAJES e região aguardam progresso com a chegada da Eólica, mas falta qualificação

São grandes as expectativas para a população do Sertão do Cabugi com a chegada das grandes estruturas para construção de Parques Eólicos. Nos últimos anos algumas empresas já realizaram audiências públicas mostrando estudos e viabilidade para a implantação de suas estruturas, o que pode garantir por muitos anos geração de emprego e uma renda que dará desenvolvimento para muitas famílias.

A realidade da energia eólica em Lajes já é testemunhada por muitos proprietários de fazendas que já estão com contratos assinados e torres de pesquisas instaladas em suas propriedades, ou seja, já tem gente que melhorou suas condições financeiras com o setor.

ACESSO AS VAGAS DE EMPREGO

Um alerta para a população fica justamente na formação, a estrutura da eólica chegará, mas sem formação, sem qualificação, o mercado de trabalho irá dá prioridade para quem vem de outros lugares do Brasil com qualificação.

QUALIFICAÇÃO

Temos acompanhado o trabalho da Prefeitura de Lajes na busca por caminhos que possam viabilizar para cidade cursos profissionalizantes para formação de jovens e adultos em diversos setores que a Eólica irá precisar na construção dos Parques.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e o Gabinete Civil vem realizando reuniões, por exemplo, com o CTGás com a proposta de qualificar com segurança quem tem interesse em ter acesso ao mercado de trabalho. A SENAI é um órgão que já tem parcerias com a prefeitura de Lajes e que pode oferecer cursos de qualidade. Outra ideia é a parceria com o IFRN que tem em outros estados cursos para o setor, sendo mais uma grande possibilidade.

O importante de tudo é que a sociedade fique atenta a este setor que promete, mesmo com a crise que vive o país, muitos empregos em um futuro bem próximo. Portanto, fica o nosso alerta e a torcida para que os lajenses e moradores de cidades vizinhas invistam em formação dos nossos jovens para o mercado de trabalho.



Deixe seu comentário

%%%%%%%%%%%%%%%%%%