Robson Cabugi

LAJES é apontada pela Firjan como uma das melhores cidades do RN em desenvolvimento

156288

Lajes ficou entre as melhores cidades no estado no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM). O município já havia recebido bons números de avaliação por outros institutos. Nos números divulgados, Lajes obteve Índice de Desenvolvimento de 0,6422, considerado de desenvolvimento moderado.

Criado pelo Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) para acompanhar o desenvolvimento socioeconômico do país, o IFDM avalia as condições de Educação, Saúde, Emprego e Renda de todos os municípios brasileiros.

firjan01Os dados divulgados são relativos a 2013. Para chegar ao resultado geral consolidado e ficar entre as 40 melhores cidades no Estado, Lajes atingiu os seguintes índices por segmento: Saúde – 0,7172; Emprego e Renda – 0,4621; e Educação – 0,7472. Lajes também é a melhor cidade  da região central cabugi em todos os seus números.

O prefeito Benes Leocádio destacou que os resultados é uma conquista é de toda cidade, porque leva em consideração serviços públicos, iniciativa privada e a capacidade de trabalho dos moradores. Para ele, o resultado do Índice Firjan é fruto de uma série de ações da Prefeitura, promovidas desde o início de seu mandato, em áreas consideradas essenciais, como Saúde e Educação.

“O município avançou muito com a abertura de postos de emprego, investimentos na atenção básica de saúde e também os trabalhos desenvolvidos na Educação e ações sociais”, disse Benes.

firjan02Benes Leocádio disse a nossa reportagem que um dos principais pontos neste processo fica com os vários investimentos que levaram o fortalecimento da atenção básica, responsável pelos trabalhos de prevenção em saúde e o Hospital Aluzio Alves com atendimento médico 24h, e mais, a qualidade nos atendimentos em todos os postos.

Já na Educação, Benes destacou os bons números aos investimentos na reforma e ampliação de escolas que ficaram modernas recebendo também investimentos para Modernização Tecnológica, além da qualidade na alimentação, transporte e investimentos com os professores. O prefeito acredita que os índices devem aumentar na próxima avaliação, já que desde 2013, Lajes obteve diversas conquistas em todos os seus setores e as avaliações continuam.

Para a Firjan, na área de Saúde, o IFDM avalia, por exemplo, o número de consultas pré-natal, óbito por causas indeterminadas, óbitos infantis por causas evitáveis, entre outros. Na área de Geração de Emprego e Renda, as variantes utilizadas são a geração de emprego formal, estoque de emprego formal (número de vagas) e salários médios do emprego formal. Já na educação são levados em conta taxa de matrícula na educação infantil, taxa de abandono (evasão), taxa de distorção idade-série (repetência), percentual de docentes com ensino superior, média de horas de aula diárias e resultado do IDEB.

Lajes ficou na frente de cidades como Natal, São Paulo do Potengi, Apodi, Macau, Angicos, Assú, Ceará-Mirim, São Gonsalo do Amarante, Jucurutu e João Câmara.

firjan03

D\'eliene


Deixe seu comentário

%%%%%%%%%%%%%%%%%%