Robson Cabugi

“DIA D” com vacinação contra o Sarampo em Lajes

Toda a estrutura da Secretaria Municipal de Saúde do município está mobilizada para atender toda a demanda neste sábado, 19, em mais uma campanha nacional para combater o Sarampo. Durante a manhã o prefeito Marcão esteve visitando diversos pontos como no bairro da Cohab.

O objetivo é vacinar o maior número possível neste sábado e até o último dia da campanha vacinar 100% dos pequenos lajenses. Não perca a oportunidade e leve seu filho, sua filha para ser vacinado.

Conheça mais sobre a campanha:

Os postos de vacinação de todo o país estarão abertos neste sábado (19/10) para o dia “D” de mobilização nacional contra o sarampo. Até o dia 25 de outubro, quando encerra a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra sarampo, devem ser vacinadas, 2,6 milhões de crianças de 6 meses a menores de 5 anos. O dia de mobilização é uma parceria do Ministério da Saúde com as secretarias estaduais e municipais de saúde e tem como objetivo reforçar a importância da vacinação desse grupo prioritário, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

As crianças são mais suscetíveis às complicações da doença, que podem evoluir para óbito. Nos últimos 90 dias, foram confirmados 13 óbitos pela doença no Brasil, sendo sete óbitos (53,8%) em menores de cinco anos de idade, dois (15,4%) na faixa etária de 20 a 39 anos e quatro (30,8%) em adultos maiores de 40 anos. As crianças menores de um ano apresentam incidência de 106,1/100.000 habitantes, número 12 vezes superior ao registrado na população geral (8,5/100.000), seguido pelas crianças de 1 a 4 anos (23,8/100.00), o que confirma essas faixas etárias como as mais suscetíveis a complicações e óbitos por sarampo.

Ainda de acordo com o último boletim epidemiológico de sarampo, do Ministério da Saúde, o Brasil registrou, nos últimos 90 dias, 6.192 casos confirmados de sarampo, o que corresponde a aumento de 15% em relação ao período de monitoramento anterior.

D\'eliene


Deixe seu comentário

%%%%%%%%%%%%%%%%%%