Robson Cabugi

Ambulatório para travestis e transexuais está em funcionamento no RN

O Ambulatório Estadual de Saúde Integral de Transexuais e Travestis do RN iniciou, nesta sexta-feira (31), o atendimento a usuários no Hospital Giselda Trigueiro, em Natal. O objetivo é atender a demandas específicas, com prestação de serviços como hormonioterapia e acompanhamento clínico pré-operatório, com a finalidade de garantir saúde integral para esta população.

O novo ambulatório é uma parceria da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), com a Secretaria de Estado das Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH).

Em nota, a SEMJIDH esclarece que os usuários poderão agendar atendimento no ambulatório, de segunda à sexta-feira, das 10h às 16h. Já os atendimentos acontecerão todas as quartas-feiras, a partir das 8h.

O usuário passará por uma triagem no primeiro atendimento. Em seguida, será encaminhado ao profissional, de acordo com a demanda apresentada por ele no acolhimento. Tanto para agendar quanto para receber atendimento, o usuário precisa apresentar a seguinte documentação: RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência.

Os agendamentos podem ser feitos através do telefone (84) 3232-7958, ou de forma presencial, na recepção do Ambulatório, no Hospital Giselda Trigueiro, no bairro das Quintas.

No último dia 20 de janeiro, após reunião com as organizações sociais LGBTs, foi lançada uma enquete virtual para nomear o ambulatório com uma personalidade do movimento de Travestis e Transexuais do RN que represente a luta histórica desta população na defesa de direitos sociais. A enquete está disponível até hoje, no endereço:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSenpvaKPN-joj1510SFAVK3gcbz7wG4Jzt32PriVzt20i2_Cw/viewform



Deixe seu comentário

%%%%%%%%%%%%%%%%%%