Robson Cabugi

Bancada Federal do RN discute prioridades para emendas ao Orçamento 2021

A Bancada Federal do RN esteve reunida na manhã desta sexta-feira (19) para discutir prioridades para destinação de recursos via emendas parlamentares. Durante o encontro, representantes do Governo do RN, prefeituras, entidades, instituições e federações apresentaram sugestões para envio dos recursos. Parlamentares deverão incluir conjuntamente ao orçamento cerca de R$ 241 milhões.

Foi a primeira vez que a bancada Potiguar promoveu, em Natal, um encontro desse tipo para ouvir sugestões antes de apresentar as emendas coletivas ao orçamento. “Diferente do que aconteceu nos anos anteriores, em que a reunião da Bancada Federal ocorria em Brasília, promovemos esse encontro, aberto e democrático, para que o Governo, municípios e as instituições apresentassem as demandas e prioridades mais urgentes. Tivemos a oportunidade de conhecer projetos importantes, em todas as áreas. Cada uma das demandas apresentadas vão compor um relatório que usaremos de base para definição  das emendas e destinação dos recursos. Na próxima semana, estaremos novamente reunidos com todos os membros da bancada potiguar para definição geral dos direcionamentos dos recursos”, explicou o coordanador da Bancada, deputado Benes Leocádio.

Benes ressaltou que em todos os anos os parlamentares priorizam, com destinação de emendas, obras que já estão em andamento no Estado. “Registramos, todos os anos, as obras que já estão em andamento, a exemplo da Barragem de Oiticica, da duplicação da Reta Tabajara e do Gancho de Igapó. Além de áreas prioritárias, como a saúde e segurança. Em 2021, não será diferente: ao aprovarmos a Lei Orçamentária Anual, o Rio Grande do Norte estará bem contemplado”, disse.

SUGESTÕES

A saúde foi a área prioritária apresentada pela governadora Fátima Bezerra e pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias, para o envio dos recursos da Bancada Federal.

A governadora destacou o aumento dos casos de COVID-19 no Estado e a necessidade de acelerar a imunização no RN. Fátima também pediu que fossem viabilizados recursos para a recuperação das estradas do RN.

Também na área da saúde, o prefeito Álvaro Dias solicitou a destinação de emendas para a construção do Hospital Municipal de Natal.

PRESENTES

Estiveram presentes na reunião os parlamentares: Benes Leocádio (Republicanos); Rafael Mota (PSB); João Maia (PL); Natália Bonavides (PT); Beto Rosado (Progressistas); Carla Dickson (Pros); Walter Alves (MDB); Zenaide Maia (Pros); Jean Paul (PT) e Styvesson Valentim (Podemos).

Também participaram da reunião representantes ligados à Federação dos Municípios do RN (FEMURN), Instituto Federal do RN (IFRN), Universidade Federal do RN (UFRN), Universidade Estadual do RN (UERN), Universidade Federal do Seminárido (UFERSA), Polícia Civil do RN, Polícia Rodoviária Federal, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Superintendência Regional do Dnit, Liga Contra o Câncer, Hospital Varela Santiago, entre outras instituições.



Deixe seu comentário

%%%%%%%%%%%%%%%%%%