DENÚNCIA: Comerciantes continuam com Cartões de Aposentados em Lajes

Cartão-de-Crédito-para-Aposentado-4É um verdadeiro absurdo, mais muitos comerciantes em Lajes continuam cometendo um crime grave, de permanecer no poder de cartão de aposentados, pensionistas e funcionários públicos municipais. O caso já foi destaque aqui no Blog do RC e rendeu algumas atitudes por parte do poder público, porém o ato criminoso ainda acontece em diversos estabelecimentos comerciais.

Depois de uma investigação feita pelo Blog do RC, foram constatados que alguns comerciantes ficam com os cartões da Previdência Social de aposentados, pelas informações que tivemos acesso, essa é a condição para que eles possam vender fiado aos idosos.

Esse crime é comum em Lajes e até nas cidades de Pedra Preta e Caiçara do Rio do Vento. Os comerciantes mantem seus caderninhos de contas, onde tomam notas das compras que não são pagas de imediato pelos clientes. É uma forma de controlar o que é consumido, como uma fatura de cartão, e também uma espécie de promissória.

Nesse tipo de transação comercial, prevalece a palavra de quem compra e o voto de confiança de quem vende. Porém, com o aumento da população no interior, o uso crescente dos cartões de crédito e de débito e a ampliação dos programas sociais, a palavra deixou de ser a única garantia.

Pelas informações que levantamos e estão em sigilo, os comerciantes tem posse dos cartões e suas senhas, mensalmente eles sacam o dinheiro dos beneficiários e descontam na dívida do caderninho. Alguns comerciantes dizem que muitos comerciantes de Lajes fazem o mesmo.

O crime praticado por qualquer pessoa tem base no artigo 104 do Estatuto do Idoso que diz ser crime “reter o cartão magnético de conta bancária relativa a benefícios, proventos ou pensão do idoso, bem como qualquer outro documento com objetivo de assegurar recebimento ou ressarcimento de dívida”. A pena é detenção de seis meses a dois anos e multa. O crime, contudo, é afiançável.

Quem quiser ver comerciantes sacando dinheiro de alguns clientes é só ir nos dias de pagamentos na agência do Banco do Brasil de Lajes. Alguns chegam na maior cara de pau na fila com 3, 4 e até seis cartões em mãos e sem nenhuma cerimônia realizam o saque. Estes tipos de cartões precisam apenas de informações como senhas ou data de nascimento para saque, ou seja, qualquer pessoa pode sacar, não precisa de identificação biométrica.

Além de aposentados e funcionários públicos, até beneficiários do Programa Bolsa Família são vítimas dessa situação.



Deixe seu comentário

%%%%%%%%%%%%%%%%%%