EM ANGICOS: Projeto na Escola Joana Honório faz alunos viajarem pelo mundo da poesia

Projeto “Viajando pelo Munda da Poesia” desenvolvido na Escola Estadual Professora Joana Honório da Silveira Moura, em Angicos, mobiliza estudantes, professores e comunidade pela via da leitura de poemas e da capacidade de envolvimento estético da literatura. Com o objetivo de desenvolver nos alunos o prazer pela leitura e através dela ensejar momentos de lazer e de aquisição de conhecimentos, o projeto do professor Francisco Cezar Barbalho, mediador da Biblioteca da Escola, tem sido acolhido com satisfação e entusiasmo pelos estudantes.

Nas verdadeiras viagens poéticas que estão sendo feitas às salas de aula são realizadas atividades de recitais e saraus. “O acolhimento pelos alunos está bem receptivo, a cada momento nas salas de aula é um misto de emoções, sentimentos e sensações ecoam pelas vozes leitoras deles”, destaca Francisco Cezar.

Iniciado em maio deste ano, o projeto tem sido recebido pelos professores, funcionários da Escola e comunidade circunvizinha de forma positiva. Os professores envolvidos diretamente no projeto e as turmas que já receberam a visita do “Viajando pelo Mundo da Poesia” avaliam a iniciativa como um importante reforço para a prática do ensino/aprendizagem.

A ideia do professor Francisco Cezar é fazer o projeto, que se estende até dezembro, avançar trabalhando junto aos alunos vários aspectos da rica literatura como Contos, Crônicas, Romances e Cordel. “Desta forma também estamos proporcionando aos alunos o conhecimento do acervo que a biblioteca dispõe para empréstimos à comunidade escolar”, diz o professor Francisco Cezar.

Durante as ações que acontecem, no momento em sala de aula, a biblioteca escolar é apresentada como um espaço vivo que disponibiliza livros e, consequentemente, conhecimentos e possibilidades, com a capacidade de contribuírem com a vida de cada aluno. No segundo semestre letivo, Francisco Cezar levará as ações do projeto também para o ambiente da biblioteca. “Estamos combinando com os professores de Língua Portuguesa para iniciar agosto o Café Literário já no ambiente da biblioteca”, informa.

A programação do “Viagem ao Mundo da Poesia” também terá no segundo semestre: Sessão de Filmes na Biblioteca; Visitas Literárias a outros espaços na Cidade; Encontro com o Poeta; e Murais com produções dos alunos no Espaço da Poesia.

A tradicional e ampla Escola Estadual Professora Joana Honório da Silveira Moura, localizada na Avenida Pedro Matos, Centro de Angicos, conta com 605 alunos matriculados nas modalidades de Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio (Promédio) e Educação de Jovens e Adultos (EJA), e funciona nos três turnos. A Escola que conta com professores graduados, especialistas e mestres, tem à frente de sua gestão a professora Gorete Oliveira.

Fonte: Secretaria Estadual de Educação



Deixe seu comentário

%%%%%%%%%%%%%%%%%%