Número de homicídios no RN diminuiu 16% este ano, diz especialista

O número de homicídios está 16% menor na comparação com o ano anterior. A informação é de Ivênio Hermes, especialista em segurança pública e coordenador do Observatório da Violência no Rio Grande do Norte. Ivênio explica que a diminuição não é motivo para comemoração porque entre 2015 e 2017 este número elevou-se em 67%.

Detalhista, Ivênio Hermes explica que há vários tipos de homicídios: lesões corporais com morte, latrocínio (roubo seguido de assassinato) e estupro seguido de morte. São estes três tipos de homicídios que estão no topo da lista de crimes no Estado. O que pouca gente sabe é que a mudança de estação no ano também altera os planos dos assassinos. Ele explica que em período de seca, o número de homicídios é maior no fim de semana. Com a chegada das chuvas, os assassinos também ficam ligados na previsão do tempo. O resultado: menos crimes no fim de semana e mais assassinatos de sexta-feira para sábado, porque a maioria das sextas-feiras não tem sido chuvosas.

Ivênio Hermes detalha a razão desta mudança. “As chuvas dificultam a fuga dos assassinos. Em quase todos os países o número de homicídios aumenta no verão”, revela Ivênio. Para ele, o modelo de segurança pública no Estado tem que ser repensado porque está ineficaz e uma das provas encontra-se no número de policiais militares assassinados até esta semana neste ano: 15. Em 2017, o total foi de 18.

Fonte: AgoraRN – Veja mais AQUI



Deixe seu comentário

%%%%%%%%%%%%%%%%%%