REDETV grava em Lajes com o Projeto CAATINGA POTIGUAR

O projeto Caatinga Potiguar esteve em Lajes com uma equipe da Rede TV em parceria com a SETUR / EMPROTUR, gravando uma matéria para o programa Good News. Há alguns anos o pessoal vem estudando a fauna e flora da região e os resultados são animadores. Lajes que é uma das cidades em grau avançado de desertificação no RN, também compõe uma grande área preservada do bioma caatinga, especialmente uma faixa que se estende das fazendas Itapuã, Amarante, Muquém e Santa Rosa, no outro lado da Serra do Feiticeiro, se unindo aos territórios de Cerro Corá e São Tomé entre outras cidades.

A própria serra apesar de bastante explorada pelos caçadores também apresenta significativo quadro endêmico de fauna comprovado em câmeras armadilhas, e de flora comprovada ao olharmos as paisagens da região. Nosso amigo Canindé Rocha já tentou transformar a Serra do Feiticeiro numa APA (área de Preservação Ambiental), quando este foi vereador, no entanto não encontrou respaldo do Poder Legislativo na época.

As gravações foram feitas no dia 3 de maio no pé da Serra, na Comunidade Boa Vista e na Fazenda Santa Rosa, começando pela manhã e se estendendo pela noite. Pela manhã o pessoal foi acompanhado pelo ambientalista professor Canindé Rocha; à tarde me juntei ao pessoal na companhia do guia local seu João, grande conhecedor da área e que acompanha sempre a equipe do Caatinga Potiguar. Retornamos à Lajes por volta das 22:00 horas.

Equipe:

Eduardo Martins: um dos coordenadores do Projeto Caatinga Potiguar);

Fabiano Tavares: Subcoordenador de Articulação e Planejamento da SETUR

Paulo Henrique: especialista em mamíferos de grande e médio porte, especialmente felinos .

Eugênia e Juan: de Costa Rica especialistas em morcegos.

Gabriela Zottis: repórter da Rede TV

André Mees: cinegrafista da Rede TV

Fonte: Blog do Cicero



Deixe seu comentário

%%%%%%%%%%%%%%%%%%