Robson Cabugi

MEL DE JANDAÍRA conquista novos mercados: Feneciti e rota do mel juntos em João Câmara

Um produto que é encontrado apenas no Rio Grande do Norte, no município de Jandaíra. Este é o mel jandaíra (Melipona subnitida), existente apenas no semiárido do nosso Estado e atualmente produzido no Povoado do Cabeço, pela Associação dos Jovens Agroecologistas Amigos do Cabeço, mais conhecida pela sigla, Joca.

Este mel, que chega a ser comercializado por até R$ 150,00 o litro será apresentado na FENECITI, em João Câmara, uma oportunidade única de conhecer um produto que hoje é cobiçado pelos melhores restaurantes do País. O premiado chef Alex Atala que utiliza o esse mel jandaíra no seu restaurante em São Paulo, esteve no ano passado na Festa do Boi defendendo o produto potiguar e elogiando a qualidade da produção: nenhum mel se iguala ao da Melipona subnitida, afirmou o especialista.

No início de 2019 o Governo do Estado editou a Lei 10.479 que permite a “a comercialização de mel, pólen, própolis e compostos provenientes de criadores de abelha-sem-ferrão”; até então, o produto não podia ser vendido fora do Rio Grande do Norte. Agora, já é possível pensar em aumentar a produção e até mesmo em exportar o mel jandaíra que já ganha uma nova identidade, comercializado com a marca “Ybí-ira”, criada agora recentemente e que vem conquistando novos clientes.

Nos dois dias da FENECITI a Associação Joca apresentará o projeeto “Rota do mel”, um projeto inovador para valorizar ainda mais a cadeira produtiva e aumentar a produção na região, beneficiando diretamente os pequenos produtores locais; O projeto “Rota do mel” também tem o do Sebrae e da Prefeitura Municipal de Jandaíra.

Degustar o famoso mel? No estande da “Rota do mel” os visitantes da FENECITI encontrarão também receitas para utilizar o mel em sobremesas, bebidas ou até mesmo em pratos salgados. E ainda poderão conhecer sobre as oportunidades de investir neste promissor mercado.

A FENECITI é a maior feira de negócios da região, realizada pelo Governo do Estado/Secretaria de Desenvolvimento Econômico, FCDL/RN, CDL e Prefeitura Municipal de João Câmara e tem o patrocínio da Fiern, Banco do Nordeste, Sebrae, Sistema Fecomércio (por meio do Senac) Voltalia, AGN, Mizu, Santa Clara e Coca Cola, além do apoio do IFRN, Uern, UnP, Caern, Jucern e UFRN (Escola Agrícola de Jundiaí e IMD).

D\'eliene


Deixe seu comentário

%%%%%%%%%%%%%%%%%%