BELÉM DO PARÁ celebra o Círio de Nazaré, a maior festa da Igreja Católica no Mundo

cirio_jorge_sauma_AASEk6n

A capital paraense é palco neste domingo (9), pelo 224º ano, da festa do Círio de Nazaré, que é realizada sempre no segundo domingo do mês de outubro. A grande procissão marcada pela devoção mariana, que leva mais de dois milhões de pessoas às ruas de Belém, começou com uma missa presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Alberto Taveira, às 5h, em frente à Catedral de Belém.

Antes do dia amanhecer, centenas de pessoas já se posicionavam próximo à Catedral para participar do início do Círio. Os promesseiros chegam bem antes para conseguir um lugar nos 400 metros de corda atrelada à berlinda que leva a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré.

No trajeto de 3,6 km, a padroeira dos paraenses recebe homenagens e provoca emoções em uma multidão de fiéis. A procissão sai da praça Frei Caetano Brandão, segue pela Praça do Relógio, avenida Portugal, Boulevard Castilhos França, av. Presidente Vargas e av. Nazaré até a chegada à Praça Santuário, onde é celebrada uma missa no altar-mor, presidida por Dom Irineu Roman, bispo auxiliar de Belém.

chegada_berlinda

Procissões

As procissões do Círio de Nazaré são 12 no total e iniciaram-se na última sexta-feira (7), com o Traslado para Ananindeua. A Imagem Peregrina passou a noite de sexta-feira na Igreja Matriz de Ananindeua e saiu logo cedo no sábado (8) para a Romaria Rodoviária, passando pela avenida Augusto Montenegro em direção ao Trapiche de Icoaraci.

Do distrito de Icoaraci saiu o Círio Fluvial, em que a Imagem Peregrina, levada no navio da Marinha, seguiu pelas águas até a Escadinha da Estação das Docas. Ao deixar do barco, teve início a Moto Romaria, uma homenagem de motociclistas, que acompanharam a santa até o Colégio Gentil Bittencourt, de onde saiu a Trasladação, procissão noturna que fez o trajeto inverso do Círio.

padroeira

História

A primeira procissão saiu na tarde do dia 8 de setembro de 1793. O Círio passou a ser realizado pela manhã a partir de 1854, devido às fortes chuvas que ocorriam à tarde.

Desde 1882, o bispo Dom Macedo Costa, de comum acordo com o Presidente da Província, Dr. Justino Ferreira Carneiro, resolveu que o ponto de partida seria a Catedral de Belém, o que acontece até os dias atuais. O segundo domingo de outubro ficou definido como o dia de realização da procissão do Círio em 1901.

RC COMENTA: Sou natural desta terra abençoada, de uma fé inabalável, onde todos os cidadãos vivem este momento com suas famílias e amigos como o único o ano inteiro, é o Natal dos Paraenses. Mora em Lajes a quase 15 anos, mas nunca deixei de me emocionar e viver este dia tão importante em nossas vidas. VIVA NOSSA SENHORA DE NAZARÉ!!!!!! VIVA! VIVA!



Deixe seu comentário

%%%%%%%%%%%%%%%%%%