Começa período para declarar o Imposto de Renda 2023

O período para entregar a declaração do Imposto de Renda 2023 tem início às 9h desta quarta-feira (15) e termina às 23h59 do dia 31 de maio. Também nesta quarta, a Receita Federal libera a opção de declaração pré-preenchida, o aplicativo atualizado para celular e tablet e o acesso ao IR 2023 no e-CAC (Centro de Atendimento Virtual).

A partir deste ano, os contribuintes terão dois meses e meio para prestar constas ao fisco. Antes, eram dois meses —apenas na pandemia o período foi estendido.

Dentre as novidades está a possibilidade habilitar terceiros para fazer a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda e enviá-la ao fisco, facilitando o trabalho do “contador da família”.

Quem optar pelo modelo pré-preenchido ou escolher receber a restituição por Pix terá direito de entrar na lista de prioridades da restituição.

Estão obrigados a declarar o IR os contribuintes que receberam renda tributável acima de R$ 28.559,70 em 2022, entre outras regras. Quem está obrigado a declarar e perde o prazo paga multa de R$ 165,74, que pode chegar a 20% do imposto devido no ano.



Deixe seu comentário

%%%%%%%%%%%%%%%%%%