CONJUNTO EÓLICO SANTO AGOSTINHO CELEBRA DIA DA ÁRVORE COM DISTRIBUIÇÃO DE 100 MUDAS NA COMUNIDADE 03 DE AGOSTO

A ação ocorreu na sede da associação dos moradores com distribuição de mudas de árvores frutíferas e ornamentais, como Mangaba, Umbu, Ipê Roxo e Pau Brasil.

Lajes (RN) – A equipe de implantação do Conjunto Eólico Santo Agostinho, da ENGIE Brasil Energia, celebrou o Dia da Árvore, nesta terça-feira (21), com a distribuição de cerca de 100 mudas de árvores nativas da região para a comunidade rural 03 de Agosto, em Lajes (RN). A ação ocorreu na sede da associação dos moradores, reunindo 20 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, que representaram, de forma simbólica devido a pandemia da covid-19, a comunidade que é composta por quase 90 famílias. Ainda durante a ação foi realizada uma roda de conversa sobre as espécies nativas da região tratando sobre a importância do tema.

Por essência, a ENGIE tem a missão de estimular o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente, associada à promoção da educação ambiental nas comunidades localizadas no entorno dos seus empreendimentos em implantação e operação. Segundo o gerente de projetos da ENGIE, Giuliano Pasquali, a ação realizada na comunidade 03 de Agosto reforça o comprometimento da empresa com o meio ambiente e a comunidade. ‘‘Nosso objetivo, ao realizar essas iniciativas, é fortalecer e incentivar a conscientização da população local para a preservação e valorização ambiental.  É importante lembrar que o plantio de árvores é uma das alternativas mais simples e eficazes para reverter os impactos ambientais causados pelo homem à natureza.”, afirmou Pasquali.

A presidente da Associação do Projeto de Reforma Agrária 03 de Agosto, Zuelda Figueiredo, parabenizou as equipes de implantação do Conjunto Eólico Santo Agostinho pelo zelo e compromisso com a comunidade ao realizar a ação. “É uma iniciativa muito boa e válida para nossa comunidade. Tínhamos essa necessidade de estar orientando os moradores e os jovens. Acho que a comunidade conseguiu aproveitar bem esse momento. Nós só temos a agradecer por esse tipo de iniciativa.”, destacou Zuelda.

A moradora da comunidade Vanúzia Katiane reconheceu que a ação realizada pela ENGIE contribui positivamente com à comunidade. Ela aproveitou a ação para levar uma muda de umbuzeiro para sua casa, porque é uma planta que ela gostaria de ter em seu quintal. “Estou levando um umbuzeiro pois ainda não tenho no meu quintal e acho uma fruta essencial para o nosso dia a dia. Essa ação incentiva a nossa comunidade a continuar usufruindo da plantação de árvores, porque é um meio pela qual a gente consegue o nosso sustento e a diminuição da poluição do ar.”, afirmou a moradora.

Além da ação na comunidade 03 de Agosto, também foi realizada uma palestra de educação ambiental na Escola Estadual Francisco de Oliveira Cabral, em Lajes. Na ocasião, o coordenador de Meio Ambiente do Conjunto Eólico Santo Agostinho, Jocelim Costa Lotario, falou sobre a importância do plantio de mudas e tirou dúvidas das crianças.

Sobre o Conjunto Eólico Santo Agostinho

O Conjunto Eólico Santo Agostinho (SA), localizado nos municípios de Lajes e Pedro Avelino, no Rio Grande do Norte, é um projeto da ENGIE que contempla a instalação de 70 aerogeradores, com 200 metros de altura cada um. Com investimento de R$ 2,3 bilhões, o projeto amplia o portfólio da Companhia em energias renováveis no Brasil. Composto por 14 parques eólicos, quando concluído o empreendimento terá capacidade instalada total de aproximadamente 434 MW, aumentando a oferta desta fonte no Mercado Livre de Energia. O início das obras civis está previsto para o segundo semestre de 2021 e o prazo para entrada em operação é março de 2023.

Sobre a ENGIE

A ENGIE é referência mundial em energia e serviços de baixo carbono. Com nossos 170 mil colaboradores, clientes, parceiros e stakeholders, estamos comprometidos em acelerar a transição para um mundo neutro em carbono, através do consumo reduzido de energia e soluções mais sustentáveis. Inspirados em nosso propósito, nós conciliamos performance com um impacto positivo sobre as pessoas e o planeta nos apoiando nas nossas atividades chave (gás, energia renovável e serviços) para oferecer soluções competitivas aos nossos clientes.
No Brasil, a ENGIE é a maior empresa privada de energia do País, atuando em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. Com capacidade instalada própria de 10.798MW em72 usinas, o que representa cerca de 6% da capacidade nacional, a empresa possui quase 90% de sua capacidade instalada proveniente de fontes renováveis e com baixas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e a biomassa.

A ENGIE é também a detentora da mais extensa malha de transporte de gás natural do país, com 4.500 km, que atravessam 10 estados e 191 municípios, graças à aquisição da TAG, concluída em 2020.

Além disso, a ENGIE está entre as maiores empresas em geração fotovoltaica distribuída e possui um portfólio completo em soluções integradas responsáveis por reduzir custos e melhorar infraestruturas para empresas e cidades, como eficiência energética, iluminação pública, monitoramento e gestão de energia. Contando com 3 mil colaboradores, a ENGIE teve no país em 2020 um faturamento de R$ 13,3 bilhões.

A ENGIE está presente na B3 por meio de sua empresa de geração e comercialização de energia cujo ticker é o EGIE3. Na B3, a ENGIE integra o Novo Mercado, além de ser uma das únicas companhias listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial desde o início do ISE, em 2005. Em 2021, a B3 incluiu os papeis da ENGIE no Índice Carbono Eficiente (ICO2), composto pelas ações das empresas participantes do IBrX 100 que possuem maior transparência em relação ao reporte das emissões dos GEE e de como estão se preparando para uma economia de baixo carbono.

Já o Grupo teve em 2020 uma receita de 55,8 bilhões de Euros e é negociado nas bolsas de Paris e Bruxelas (ENGI), sendo representado nos principais índices financeiros ((CAC 40, Euronext 100, FTSE Eurotop 100, MSCI Europe) e índices não financeiros (DJSI World, DJSI Europe, Euronext Vigeo Eiris – Eurozone 120/Europe 120/France 20, MSCI EMU ESG, MSCI Europe ESG, Euro Stoxx 50 ESG, Stoxx Europe 600 ESG, e Stoxx Global 1800 ESG).

Contato:
Jocifran Moura
Tel.: +55 (84) 98864-7069
E-mail: imprensa.sa@engie.com



Deixe seu comentário

%%%%%%%%%%%%%%%%%%