Dos 167 município do RN, o município está na 157° posição no ranking do Programa Previne Brasil

Constantemente criticada pela população, a saúde de Lajes esta mal a pior nos indicadores do Previne Brasil, perdendo no ranking para município menores da região, como Riachuelo que ocupa a 10° posição e Pedra Preta que está na 19°.

Lajes já foi uma das cidades mais bem desenvolvidas do Estado do RN, contudo, nos últimos anos seu desempenho em algumas áreas da gestão tem sido críticas, a exemplo do ranking do Programa Previne Brasil, que avalia o desempenho em relação à Atenção Básica em Saúde, incluindo indicadores como as ações de Saúde da Mulher, Saúde Bucal, Pré-Natal, Saúde da Criança e Doenças Crônicas. Com esses indicadores, se a Administração Municipal não bate as metas, consequentemente os recursos para a saúde não chegam, ou seja, estamos perdendo dinheiro.

O programa Previne Brasil foi instituído pela Portaria Nº 2.979, de 12 de novembro de 2019 e alterado pela Portaria GM/MS Nº 102, de 20 de janeiro de 2022. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em quatro critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho, incentivo para ações estratégicas e Incentivo financeiro com base em critério populacional.

Fonte: E-SUS, Previne Brasil, Sistemas SUS – Blog Mário Sérgio Gabiru



Deixe seu comentário

%%%%%%%%%%%%%%%%%%