Reconhecendo o trabalho voltado para garantia de direitos da criança e do adolescente, desenvolvido pela Prefeitura de Lajes durante a gestão de Benes Leocádio, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) concedeu à cidade o Selo Unicef – Edição 2013-2016. O prêmio é uma certificação internacional, conquistada por municípios que consigam comprovar avanços em políticas públicas voltadas para a infância e juventude.
Para conquistar a certificação, os municípios que fizeram adesão ao Selo em 2013 precisaram comprovar, ao longo dos últimos quatro anos, avanços nas políticas públicas voltadas para a infância e juventude nas áreas de educação, saúde e assistência social. As metas foram estabelecidas pelo Unicef com base nos dados apresentados pelos próprios municípios.
Lajes é uma das cidades que se destacaram em suas ações nos mais diversos setores divididos na saúde, educação e assistência social, pontos que são fundamentais para avaliação e aprovação das Nações Unidas. Além do mais, Lajes é a cidade da região que apresenta os melhores números na qualidade da educação com superação das metas estabelecidas pelo Ministério da Educação para do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Outro ponto que Lajes também trabalha bem é a elaboração do Plano para a Primeira Infânciacom o acompanhamento de crianças em situação de vulnerabilidade social.
A articuladora do Selo em Lajes, Fátima Fernandes, destacou o empenho de todas as secretarias e profissionais do município envolvidos na superação das metas propostas pelo Unicef.
O Prefeito Benes Leocádio falou ao Blog e destacou a importância da participação da sociedade na elaboração e fiscalização de políticas públicas voltadas para a infância e juventude, especialmente dos Conselhos Tutelares, do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Núcleo de Cidadania das Adolescências (NUCA), este último criado dentro das ações do Selo para que os jovens possam expressar suas demandas e propor políticas públicas específicas para sua faixa etária.
“O Selo Unicef nos desafia a superar índices e garantir direitos de crianças e adolescentes. O sentimento que temos é de dever cumprido, não só pela aprovação do Selo, mas por termos focado no acompanhamento da execução de todas as políticas públicas de educação, saúde e assistência social que garantem mais qualidade de vida para todos os cidadãos”, disse Leocádio.
Estiveram no evento, além do prefeito Benes, a primeira dama Ana karina Lopes; o vice-prefeito, José Marques Fernandes (Marcão); Articuladora do Selo Unicef, Fátima Fernandes; Secretária de saúde, Ionale Celeste; A secretária de educação, Irene Martins; Secretária adjunta de Ação Social, Selma Silva; A presidente do CMDCA, Juliane Kelly conselheiros tutelares e representantes da juventude lajense.
O prefeito Benes Leocádio deve fazer um pronunciamento sobre a conquista para Lajes na Missa deste sábado em comemoração a Emancipação Política da cidade.