A saúde do trabalhador está na mira dos empregadores lajenses, que passam a investir em ações que estimulam a qualidade de vida dos funcionários. Esses empregadores estão no caminho certo. Segundo dados do Instituto para Estudos em Saúde e Produtividade da Emory University, uma das maiores universidades americanas de pesquisa, cada dólar investido em saúde gera um retorno médio de US$ 4,70 para a empresa com redução de custos médicos, faltas ao trabalho, entre outros.
Seguindo essa linha, a Cabugi Confecções contratou na semana passada uma equipe de profissionais da saúde, composta por médico do trabalho e fonoaudióloga, a fim de realizar dois exames importantíssimos para a salubridade dos funcionários. Tratam-se do ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) e do Exame de Audiometria.
O ASO é um dos documentos da Medicina do Trabalho mais importante na empresa. Serve tanto para o diagnóstico de males dos mais variados tipos, como para o desenvolvimento de práticas preventivas baseadas nas enfermidades encontradas, e para a gestão de segurança do trabalho como um todo. Já a audiometria é um exame que avalia a audição e deve ser realizado pelo profissional especializado: fonoaudiólogo. O resultado é expresso em um audiograma, que é um gráfico que revela as capacidades auditivas do funcionário. No mundo moderno atual, o ser humano está exposto a muita poluição sonora, que pode causar perda auditiva. Carros de som, TVs em elevado volume e ouvir música muito alta com fone de ouvido são algumas das causas de perda auditiva atualmente.
A funcionária Maria da Conceição Alcântara comenta: “Pra mim é muito importante trabalhar numa empresa que tem esse cuidado com a saúde dos funcionários. Há um ano, quando entrei na empresa, fiz esses mesmos exames e graças a eles ficou comprovado que estava apta a trabalhar. Agora fiz novamente e é muito bom saber que está tudo ok. A saúde é a base para se trabalhar feliz. Aqui temos toda a orientação necessária sobre a correta utilização dos protetores auriculares, máscaras, etc. Amo o que faço e sou muito grata por fazer parte da empresa.”
Hoje é sabido que as ausências com apresentação de atestado médico são um enorme prejuízo tanto para a empresa como para o trabalhador. Para a empresa, porque tem que arcar com todos os custos de um funcionário ausente e com os prejuízos causados pelo trabalho não executado. Para o funcionário, a apresentação de atestado médico afeta sua imagem, credibilidade e ainda pode afetar seu tempo para obtenção da aposentadoria.
“Com esses cuidados, a nossa meta é ter um funcionário mais produtivo, concentrado, que adoece menos e se ausenta menos”, completa Ronaldo Lacerda, proprietário da Cabugi Confecções.