Uma doença, que segundo informações colhidas pelo Blog atinge uma pessoa a cada trinta mil, foi a causa da morte de uma jovem residente em Lajes. Conhecida por “Doença de Wilson, a jovem lajense, residente do Distrito de Firmamento, Kleisly Gomes, 15 anos, não resistiu aos fortes sintomas e após passar por processos de assistência médica em Natal e em Recife, chegou a óbito na tarde desta sexta, 13.
VELÓRIO E SEPULTAMENTO
O Velório será durante toda a manhã deste sábado. Às 15h00min haverá Missa de corpo presente na Capela em Firmamento.
O que é Doença de Wilson?
A doença de Wilson é um distúrbio geneticamente determinado do metabolismo do mineral cobre. Esta condição cursa com graus variáveis de envolvimento neurológico, psiquiátrico, hematológico ou hepático. Vale ressaltar que o grau de envolvimento, os órgãos acometidos e a idade de início dos sintomas (que geralmente vai dos três aos 60 anos de idade) são muito variáveis, mesmo em indivíduos de uma mesma família.
Tipos
Não existe uma classificação ou subdivisão clínica na doença de Wilson. Porém, observa-se que existe uma gama distinta de sintomas e intensidade variável de acometimento em cada pessoa afetada.
Sintomas de Doença de Wilson
Conforme já mencionado anteriormente, os sintomas apresentados pelos pacientes com doença de Wilson são decorrentes do depósito anômalo de cobre nos diversos órgãos e tecidos. Existe uma grande variabilidade de sintomas. Os principais são neurológicos, psiquiátricos, hematológicos e hepáticos.