PARÓQUIA DE LAJES participa da abertura da Campanha da Fraternidade

Membros de Pastorais da Paroquia Nossa Senhora da Conceição de Lajes, participaram da abertura da Campanha da Fraternidade 2019 que tem como tema: Fraternidade e Políticas Públicas e o lema: “Serás libertado pelo direito e pela justiça”. O evento foi realizado na cidade do Alto do Rodrigues com a participação das paróquias do 5° e 6° Zonal.

A CF 2019 tem o objetivo de buscar conhecer como são formuladas e aplicadas as políticas públicas estabelecidas pelo Brasil, a Campanha da Fraternidade 2019 foi lançada em todas as dioceses do país na última quarta-feira, 06.

Com o tema a igreja trabalha a compreensão de que as políticas públicas não são somente ações do governo, mas sim a relação entre as instituições e os diversos atores sociais que possam ser envolvidos na solução de um determinado problema da sociedade.

Segundo o texto da campanha, a igreja pretende provocar a superação da divisão no que se refere à fé e à política, enfatizando a complementaridade entre a igreja e o estado na busca pelo bem comum. Com isto, a Campanha da Fraternidade não quer fazer outra provocação a não ser essa que as pessoas procurem os seus direitos através da Justiça.

Participação popular e cidadã

Durante o período da CF, todas as paróquias, comunidades, movimentos e pastorais são incentivados a ver, analisar e criar ações que levem os fiéis a se comprometerem com a participação cidadã nas políticas públicas por meio de gestos locais.

A programação do debate do tema ocorrerá em audiências públicas, fóruns com entidades de classe e encontros ecumênicos em todas as paroquias. Entre as pistas de ação estão várias iniciativas, sendo que a principal delas do ponto de vista prático é a mobilização das comunidades para identificar quais são suas demandas, suas necessidades no campo da saúde, saneamento, moradia e assistência ao idoso, à criança, emprego e renda para a juventude como podemos observar em diversos documentos lançados pela CNBB para a CF 2019.



Deixe seu comentário

%%%%%%%%%%%%%%%%%%